Estão a ver aquela coisa que nos faz perder a cabeça na zona da comida das festas? Para mim essa coisa são os salgadinhos, adoro! Mas claro que não têm de ser coisa exclusiva de festa e gosto de ter sempre alguns no congelador para aqueles dias de preguiça, às vezes só acompanhados com uma sopa já me confortam. Hoje decidi partilhar a minha receita de rissóis de atum porque é uma variedade de rissóis que só experimentei pela primeira vez recentemente e adorei e sempre que faço estes rissóis eles acabam por ser um grande sucesso junto de quem os prova.
Ingredientes para a massa
- 500g de água
- 50g de azeite
- 40g de manteiga amolecida
- sal q.b.
- 500g de farinha sem fermento
- 3 latas de atum
- 350ml de leite
- 6 c. sopa de farinha
- 1 cebola média picada
- 1 dente de alho
- 4 c. sopa de polpa tomate (ou q.b.)
- 30g azeite
- salsa, sal e pimenta q.b.
- Farinha para polvilhar
- 2 ovos
- pão ralado
- oléo para fritar
Massa
- Colocar todos os ingredientes excepto a farinha no copo e programar 5 minutos, a 100ºC na velocidade 2. Juntar a farinha e programar 30 segundos na velocidade 4. Retirar a massa do copo e deixar arrefecer antes de estender.
- Colocar a cebola e o alho no copo e selecionar a função triturar. Com a ajuda da espátula fazer descer o que se acumulou nas laterais. Juntar o azeite e programar 5 minutos, a 100ºC na velocidade 2.
- Misturar a farinha, leite sal e pimenta numa taça e juntar de seguida ao refogado no copo, programando 4 minutos, a 100ºC na velocidade 3.
- Juntar o atum escorrido, polpa de tomate e salsa e programar 4 minutos, a 100ºC, na velocidade 1 em rotação inversa. Retificar os temperos e deixar arrefecer antes de rechear.
Esticar e rechear
- Polvilhar a bancada com farinha e esticar a massa. Com a ajuda de uma colher, colocar pequenas porções do recheio, dobrar a massa sobre o recheio, pressionar as bordas para o recheio não sair e cortar os rissóis (costumo usar uma chávena de café).
- Para finalizar, bater os ovos numa taça e colocar o pão ralado noutra. Passar os rissóis pelo ovo, escorrer bem e depois passar no pão ralado. Neste momento podem ser congelados ou fritos.
0 comentários